Projota

Projota

José Tiago Sabino Pereira, mais conhecido como Projota, é um dos principais nomes do rap nacional. Nascido e criado no bairro de Lauzane Paulista, Zona Norte de São Paulo, o cantor começou a carreira com o coletivo ‘Na Humilde Crew’. Em 2009, o artista ganhou notoriedade no cenário musical quando lançou seu primeiro EP, o “Carta aos Meus”. Já em 2012, o rapper lançou seu primeiro DVD “Realizando Sonhos”, gravado no Master Hall, em Curitiba. O projeto marcou o primeiro sucesso do artista, que vendeu, de forma independente, 25 mil unidades (marca de Ouro).

O sucesso chamou atenção da Universal Music, que, no ano de 2014, assinou com Projota. Com a gravadora, ele gravou seu primeiro disco oficial, “Foco, Força e Fé”. Seu histórico dos circuitos undergrounds do rap e as batalhas de MCs se refletem nesse álbum, que ganhou força e popularidade nas redes sociais. Nas músicas, o artista abre seu coração através de ritmos românticos, mas também nas letras sobre superação e crítica social. O trabalho traz ainda peculiaridades como arranjos de cordas e metais, elementos do pop, rock e reggaeton e participações de Marcelo D2, Dado Villa-Lobos, Negra Li e J Balvin.

Em 2016, foi a vez do DVD “3Fs (Ao Vivo)” ganhar forma. O projeto contou com participações de Marcelo D2 no single “Elas Gostam Assim”, Anitta em “Faz Parte”, os rappers Rashid e Kamau em um freestyle inédito na faixa “Tsunami” e teve ainda uma colaboração exclusiva com Buckmouth Beatz na canção “O Portão do Céu”. Gravado em um show no Espaço das Américas, em São Paulo, o trabalho conta com 16 músicas. Com o álbum, Projota tornou-se o único artista não sertanejo no top 10 da lista dos mais tocados em serviços de streaming no Brasil naquele ano. Além disso, o seu single “Foco, Força e Fé” foi tema das Olimpíadas do canal Sportv. O rapper também gravou com o cantor Thiaguinho “Alma e Coração”, eleita música tema oficial das Olimpíadas Rio 2016.

O álbum “A Milenar Arte de Meter O Louco” foi lançado em 2017. Com um total de 12 faixas, o disco traz participações especiais de Mano Brown em “Prefácio”, Karol Conka em “Mais Likes”, Rashid em “Segura seu BO”, Haikaiss em “Pique Pablo” e Anavitória em “Linda”. O projeto fez tanto sucesso que garantiu ao cantor o Disco de Ouro.

Em 2018, Projota investiu no lançamento individual de singles e clipes. Divulgada em junho, a música “Mayday” trouxe críticas sociais e políticas sobre a nossa sociedade. Em agosto, “Sr. Presidente” propôs uma reflexão sobre a situação do Brasil e faz questionamentos aos governantes do país. Já “A Voz e o Violão”, lançada em outubro, mostra o artista em um viés mais romântico. A música fala sobre a cumplicidade de um relacionamento a dois, o cotidiano e sentimentos de um casal que se entende na intimidade e que torce por um futuro juntos. 

No dia 26 de abril de 2019, o rapper lançou seu novo álbum “Tributo Aos Sonhadores I“. Composto por oito singles inéditos, o trabalho é coeso e fala sobre a vida de Projota, da infância no subúrbio ao estrelato – sem nunca esquecer suas raízes. “Eu não poderia estar mais feliz e emocionado com esse novo álbum. É a realização de mais um sonho. Todas as faixas foram escritas e produzidas por mim. É uma autobiografia e fiz questão de estar completamente envolvido em cada detalhe. Eu conto a minha história, momentos bons e ruins. Espero que vocês gostem, curtam, dancem e se emocionem comigo”, diz ele.

Trilhas Sonoras

Projota já teve sete canções de sua autoria em trilhas de novelas da TV Globo. A primeira foi “Chuva de Novembro”, em Guerra dos Sexos (2012), “Elas Gostam Assim”, em I Love Paraisópolis (2015), “Tanto Faz” e “Hey Irmão” em Malhação – Seu Lugar no Mundo (2015), “Tranquila” em Totalmente Demais (2015), “Ela só quer paz” em Malhação – Pro Dia Nascer Feliz (2016) e “O vento” em Rock Story (2016). Já a música canção “Mulher Feita” faz parte da trilha da atual novela das 19h, “O Tempo Não Para”.

Números

Projota acumula números impressionantes. São mais de 150 músicas compostas, 6.7 milhões de fãs no Facebook e um contrato com a gravadora Universal Music. No Youtube são mais de 1.2 bilhões de visualizações em seus vídeos e mais de 4.6 milhões de inscritos no canal oficial do cantor. Só no clipe de “Muleque de Vila” foram mais de 200 milhões de views. No Spotify o sucesso é o mesmo: mais de 3.3 milhões de usuários seguem o perfil do artista, que tem 1.8 milhões de ouvintes mensais.

Certificações:

AMADMOL – Disco de Ouro

3Fs Ao Vivo – Disco de Platina Duplo

Foco, Força e Fé – Disco de Ouro

Linda – Single de Platina Duplo

Mulher Feita – Single de Ouro

Oh Meu Deus – Single de Platina Duplo

Ela só quer paz – Single de Diamante

Faz Parte – Single de Platina

Muleque de Vila – Single de Diamante

Elas Gostam Assim – Single de Platina

Parcerias em todos os estilos: Projota circula bem nos mais variados gêneros e convidou diversos artistas para gravar com ele.

– Anitta gravou “Cobertor”, composição de Projota, com participação do artista

–  Anitta participou de “Faz Parte”

– Marcelo D2 cantou com ele em “Elas Gostam Assim”

– Negra Li esteve ao seu lado em “O Homem que não tinha nada”

– O cantor colombiano J Balvin participou de “Tranquila”

– Dado Villa-lobos gravou com Projota “Carta aos meus”

– Mano Brown esteve em “Prefácio”

– AnaVitoria foram convidadas para gravar “Linda”

– Karol Conka participou de “Mais Like”

– Haikaiss de “Pique Pablo”

– Rashid de “Segura Seu BO”

– A convite do Jota Quest, o rapper gravou “Um dia pra não esquecer”