CheckMate (Anitta)

CheckMate (Anitta)

Lançamento

A Mattoni Comunicação foi responsável pela criação da estratégia de comunicação e por toda a divulgação do CheckMate. Inédito e audacioso, o projeto previa o lançamento de um clipe por mês, totalizando 4 vídeos inéditos de setembro a dezembro.

Antes de cada lançamento, uma atmosfera de dúvidas era instaurada. Peças de xadrez gigantes eram espalhadas por capitais brasileiras para anunciar que um novo clipe poderia sair a qualquer momento. Os lançamentos foram apresentados à imprensa em coletivas que reuniram os principais jornalistas de música e cultura do país. Além disso, rendeu diversas matérias que destacavam o ineditismo do projeto.

O Projeto

Em setembro de 2017, Anitta lançou seu mais audacioso projeto. Batizado de “CheckMate”, o compromisso consistiu no lançamento de um clipe exclusivo por mês, por tempo indeterminado. A estreia foi com “Will I See You”, single em parceria com um dos maiores produtores do mundo: Poo Bear. Romântica, a música totalmente cantada em inglês por Anitta e escrita por Bear fala sobre amor, inseguranças e intimidades vividas em uma relação.

Para o segundo passo do projeto, Anitta preparou uma música em parceria com o DJ sueco Alesso. Dançante e envolvente, com batidas eletrônicas singulares que a cantora experimentou pela primeira vez em sua carreira, “Is That For Me” foi gravada pelos dois artistas na Amazônia, com produção da Conspiração Filmes. A ideia do projeto era chamar a atenção do mundo para a preservação da Floresta Amazônica.

A canção escolhida para o mês de novembro foi “Downtown”, uma nova parceria de Anitta com o cantor colombiano J Balvin. A música, cantada toda em espanhol, é sensual e envolvente, e o clipe foi gravado em Nova York. A faixa entrou para a lista “Global Viral 50” do Spotify, que contêm as 50 músicas virais do mundo no momento.

Fechando o ano com a última tacada do CheckMate, Anitta lançou a música “Vai malandra”, a única do projeto com letra em português. Voltando às raízes do funk, a cantora fez uma parceria com o MC Zaac e Maejor e participação de Tropkillaz e DJ Yuri Martins. A música bateu recorde brasileiro de visualizações no YouTube, alcançando em 8 horas 8 milhões de visualizações. O single chegou ainda a figurar entre os 3 mais ouvidos na lista “Global Viral 50” do Spotify.